.  Eco-escolas - projecto sobre educação ambiental e cidadania.
 



O Programa Eco-Escolas é um projecto educativo orientado para a Educação Ambiental e para a Cidadania.

Trata-se de um projecto educativo internacional promovido pela organização não governamental europeia Fundação para a Educação Ambiental.

Este programa, preferencialmente vocacionado para as escolas do ensino básico, mas aberto a outros graus de ensino, do pré-escolar às universidades, pretende reconhecer, através da atribuição da Bandeira Verde Eco-Escola, e estimular os estabelecimentos de ensino a melhorar o seu desempenho em termos ambientais, assim como na gestão do espaço escolar e na sensibilização da respectiva comunidade.

Em Portugal, o Programa Eco-Escolas é organizado pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Para divulgarmos este projecto à nossa comunidade educativa, decidimos criar um PowerPoint (clique para ver) onde constam alguns dos principais aspectos do Eco-Escolas no nosso Agrupamento.

Clique aqui para saber mais sobre este projecto.

 

Eco-Código da nossa escola


Consulte
aqui o Eco-Código da nossa escola, o qual foi realizado pelos alunos da turma 7ºC, na disciplina de Língua Portuguesa e com o apoio da professora Ilda Mendes.

clica para aceder ao nosso Eco-Código

 

O Projeto Cuidar

O Projeto Cuidar é um projeto europeu, coordenado pela Universidade de Lancaster e a cargo, em Portugal, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

O Projeto tem como objetivo dar voz às crianças em questões relacionadas com catástrofes.

Numa fase inicial, após estabelecidos contactos com a equipa do Instituto de Ciências Sociais, uma turma do quinto ano e outra do sexto desenharam logotipos para o projeto.

Os desenhos foram efetuados em aulas de EV (5ºA) e ET (6ºF). Uma equipa do Instituto efetuou a seleção dos desenhos elaborados em várias escolas e selecionou dois desenhos que foram enviados para Inglaterra. Aí será feita a seleção do logotipo a ser usado em Portugal para o projeto.

Um dos dois desenhos enviados foi o da aluna do 5ºA Filipa Alexandra Pires Leal, a qual recebeu um prémio por ter executado o melhor desenho da nossa escola. Os desenhos podem ser consultados em http://desenhoscuidar.tumblr.com/.

 

A Escola EB 2,3 Dr. Rui Grácio no Encontro Nacional "Dia das bandeiras verdes"

No passado dia 7 de outubro o Agrupamento de Escolas Lapiás esteve presente no Encontro Nacional "Dia das bandeiras verdes" em Oliveira de Azeméis.

A cerimónia reuniu cerca de 5.000 participantes das 1.200 eco-escolas mais destacadas do país, e foram premiadas com o Galardão, pela sua ação ambiental no último ano letivo.

Foi (muito bem) representado pelas alunas Diana Calado, Dulce Rolo e Inês Santos e pela professora Ana Moura da EB 2,3 Dr. Rui Grácio; a representar a EB1/JI de Pêro Pinheiro estiveram os alunos Fabiana Valéria, Patrícia Vicente, Soraia Cirino, David Matias e Guilherme Vicente com a sua Professora Célia Martins e finalmente da EB1/JI de Lameiras os alunos Iara Alves, Lara Póvoa, Mariana Francisco e Alberto Resina com a Professora Helena Teixeira.

Cada uma destas escolas trouxe o seu Galardão que será orgulhosamente hasteado...

Agora resta trabalhar cada vez mais e melhor no sentido de formar cidadãos conscientes e preocupados com o ambiente!

 

Comemoração do Dia Mundial da Floresta

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Floresta, a Equipa Eco-Escolas desenvolveu uma iniciativa em que cada turma plantou uma árvore, tendo ficado responsável por ela, com o objectivo de sensibilizar os alunos para a preservação das plantas, e pensarem que o futuro é deles...

 

Informa-te aqui e participa no Concurso de Fotografia associado ao Projecto Eco-Escolas.

 

Escola EB 2,3 Dr Rui Grácio - Bandeira Verde (Eco-Escolas)

No dia 18 de Janeiro de 2012, ocorreu o hastear da Bandeira Verde (Eco-Escolas), atribuída à Escola EB 2,3 Dr Rui Grácio, fruto do trabalho já desenvolvido no âmbito do Projecto Eco-Escolas.

 

   Links com interesse:

Onn Solutions

Onn Solutions - Eco-Escolas

 

Feira dinamizada pela Equipa Eco Escolas

Realizou-se na EB 2,3 Dr. Rui Grácio, nos dias 14 e 15 de Junho de 2012, uma feira, onde estiveram disponíveis produtos biológicos da horta desenvolvida no âmbito do Projecto Eco-Escolas. Nesta actividade participaram diversos elementos da Comunidade Educativa local.

 

Escola EB 2,3 Dr. Rui Grácio - Hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas 2012

No passado dia 21 de Novembro de 2012, realizou-se na Escola EB 2,3 Dr. Rui Grácio, a cerimónia do hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas 2012.

 

Escola EB 2,3 Dr. Rui Grácio - Bandeira Verde Eco-Escolas 2012

É com grande prazer que informamos que a nossa escola foi galardoada com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2012, como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado, em prol do desenvolvimento sustentável, seguindo a metodologia do Programa em 2011/12. A todos - alunos, professores, funcionários e comunidade escolar - os nossos parabéns pelo bom trabalho realizado!

Vimos desta forma informar que no passado dia 10 de Outubro de 2012 realizou-se a cerimónia oficial “Dia Bandeiras Verdes 2012”, a qual decorreu em Gondomar, onde recebemos a nossa bandeira. Consulte aqui.


Algumas actividades e momentos associados ao evento

  E porque o Eco-escolas não pára e novo ano letivo começa, gostaríamos também de aproveitar para divulgar um conjunto de informações úteis.

 

Escola EB 2,3 Dr. Rui Grácio - Hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas 2012

A EB 2,3 Dr. Rui Grácio na newsletter do Programa Eco-Escolas e Ambiente de Sintra (nº 4, Janeiro de 2013), onde é referido o evento Feira Eco, que decorreu no dia do hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas 2012.

Consulte aqui a página relativa à notícia.

 

Escola EB 2,3 Dr. Rui Grácio - Feira Eco

Realizou-se na EB 2,3 Dr. Rui Grácio, no dia 19 de Abril de 2013, entre as 10h00 e as 16h00, a Feira Eco (feira ecológica).

  Consulte aqui o cartaz relativo a este evento.

Agradecimento

Como Coordenadora do Projeto Eco Escolas, da Escola Dr. Rui Grácio, venho por este meio, agradecer a todos os professores, assistentes operacionais, alunos e aos encarregados de educação dos alunos do 6º B e 6º G, que colaboraram com este projeto.

Foi graças ao empenho e colaboração de todos, que foi possível a realização da feira eco, com belíssimos e frescos legumes, plantas e flores das suas hortas, um muito obrigada por toda a dedicação.
Ficou provado, que como já dizia Pessoa "o Homem sonha a obra nasce" , foi uma animação ver os alunos todos entusiasmados, estes momentos fazem falta para os alunos crescerem na sua plenitude.

Atenciosamente

Coordenadora do Projeto Eco Escolas da Dr. Rui Grácio

Ana Moura

 

  Dia da Mãe - Venda de de flores

Integrada nas actividades do Eco-Escolas, vai realizar-se nos dias 2 e 3 de Maio de 2013, no pavilhão polivalente da EB 2,3 Dr. Rui Grácio, uma venda de flores.

  Consulte aqui o cartaz de divulgação.


 

Topo da página